segunda-feira, 2 de abril de 2012

Alimentos:20 trocas que valem a pena - Parte II

Ai vai mais dicas sobre as funções dos alimentos em nosso organismo...

Cereais açucarados por aveia
A aveia tem fama de ser um dos cereais mais nutritivos do planeta. Por isso merece um espaço logo no café da manhã — seja na forma de flocos, seja no mingau. Um estudo da Universidade Federal de Santa Catarina comprova, mais uma vez, sua capacidade de cortar a gordura que sobra no sangue. “A aveia é rica em betaglucanas, fibras fermentadas no intestino e capazes de regular a síntese de colesterol”, explica a autora, Alicia de Francisco, que também é coordenadora para a América Latina da Associação Americana de Químicos de Cereais. “Observamos que elas ainda aumentam o HDL”.
 
 Bauru por peito de peru e queijo branco
Calma, não pretendemos condenar ao ostracismo um lanche tão tradicional como o bauru. O problema é que ele deixa a desejar se as taxas de colesterol já rumam aos céus. Basta averiguar seus ingredientes: queijo prato e presunto, redutos de gordura saturada e colesterol. Que tal substituí-lo por um sanduba de peito de peru e queijo branco, que é mais esbelto do que seu congênere? Experimente. Só é preciso ficar atento ao tamanho do lanche. Ora, uma gigantesca baguete recheada pode fornecer mais calorias e gorduras do que um bauru de porte modesto.
  Camarão por peixe
Convenhamos: frutos do mar não são tão frequentes no prato do brasileiro. Mas vale ficar atento durante aquela viagem à praia para não se abarrotar de camarões. Eles encabeçam o ranking marinho de colesterol — são 152 miligramas da gordura em uma porção de 100 gramas. Ou seja, quase o triplo do que é oferecido pela mesma quantidade de um peixe gordo como o salmão. Esse pescado se sai melhor também por outro motivo: ele é carregado de ômega-3. E uma nova pesquisa da Universidade Columbia, nos Estados Unidos, revela: o ômega diminui a captação de LDL pela parede das artérias, prevenindo as placas.
 
 Picanha por lombo
O porco não é mais gordo que o boi nem o boi é mais gordo que o porco. Tudo é uma questão de corte. Há peças bovinas com menos gordura saturada, caso da alcatra e do filé mignon, e há aquelas parrudas, como a picanha e o cupim. O mesmo raciocínio se aplica à carne suína: o lombo é mais magro que o pernil. Mas saiba que há medidas para retalhar o possível malefício de qualquer corte rechonchudo. “Limpe a peça antes de cozinhá-la, retirando toda gordura aparente”, ensina Ana Maria. Até porque, apesar de a gente não ver, altas doses do nutriente já estão emaranhadas na carne.

Segue..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores

a vida (1) açaí (1) agressão (1) aids (3) alaimentação (1) amazônia (1) amigos e amigas do face (1) amizades (1) amor de índio (1) aniversários (1) artesanato paraense (1) atitude (2) atitudes (1) Ayrton Senna (1) bem sucedido (1) blocos (2) bragança (13) brasil (2) brasil sorridente (1) campanhas (2) carimbó (1) carnaval (3) Carnaval 2012 (2) carreira profissional (1) caso Eloá (1) cidadania (2) círio de nazaré (1) comunidade (1) concurso (1) condenação (1) cor (1) dar o melhor de si (1) defesa da mulher (1) Deus e as famílias (5) diabetes (3) dicas de saúde (10) direitos da mulher (2) doenças no Brasil (2) dst (1) é preciso amar as pessoas (1) ecologia (1) educação (3) empresas verdes (2) energias sustentáveis (1) exclusão social (1) exercícios (1) familia (2) família (4) fantasias (1) felicidade (2) fome (1) gerações futuras (2) globalização (1) Hemopa (1) hidroginástica (1) hipertensão (3) HIV (2) homenagem. senado federal (2) humanitário (1) impactos ambientais (1) jovens (1) justiça (1) legião urbana (1) Lei Maria da Penha (2) liderança (2) Lindemberg (1) martenidade (1) marujada (1) meio ambiente (1) motivação (1) mundo melhor (1) mutirão (1) nossos filhos (1) odontologia (1) ortopedia infantil (1) pai d'égua (1) pais e filhos (1) Pará (12) parabéns (3) participar das decisões (1) paz (2) pensamento (2) Peróla FM (1) pessoas felizes (2) planeta terra (2) poesia e paz (1) prevenção (3) prevenção de doenças (5) problemas sociais (1) Projeto AME (1) projetos (1) promover a paz (1) rainha das rainhas (1) retumbão (1) ritmos e tradições. (1) Rotaract (1) rotary (4) rotary em ação (4) rotary internacional (1) sal da terra (1) salve vidas (1) saúde bucal (1) saúde do bebê (1) segurança do lar (1) social (3) sociedade organizada (1) solidariedade (2) sos vida (10) sua marca (2) sustentabilidade ambiental (2) tabagismo (1) tendências (2) tv (1) valores (2) valorização da mulher (1) violência doméstica (3) Virgem de Nazaré (1) visão (1) viver bem (1) xote (1)