quinta-feira, 5 de abril de 2012

Alimentos:20 trocas que valem a pena - Parte III

 10 Margarina por manteiga
Elas mantêm uma rivalidade histórica e ainda suscitam debates entre os experts. No duelo em prol de artérias saudáveis, porém, a manteiga leva certa vantagem.

 11 Quindim por compota de frutas
Os doces costumam ser condenados por carregarem açúcar demais. Quando a discussão envolve colesterol, porém, o açúcar pesa menos do que outro ingrediente comum em quindins, brigadeiros e bolos: a gordura. A manteiga, o creme de leite e outros ingredientes gordurosos que dão consistência aos quitutes levam consigo ácidos graxos saturados, que alavancam as taxas de LDL. Não à toa, os especialistas aconselham trocar esse tipo de sobremesa por opções que, sem perder o sabor adocicado, são desengorduradas. O melhor exemplo são as compotas de frutas. Só não vale, é claro, abusar.

 12 Suco de laranja pelo de uva
Essa é para matar a sede e resguardar o peito. É na casca da uva que está um parceiro do coração, o resveratrol. “Ele atua na redução do colesterol e tem efeito antioxidante”. Ao impedir que as partículas de LDL se oxidem, a substância evita indiretamente que elas grudem na parede do vaso. Ao contrário do que muita gente pensa, o resveratrol não é exclusivo do vinho. O suco de uva natural e feito na hora (com casca, por favor!) também o disponibiliza ao organismo.
  13 Chá de ervas por chá-mate
Não é campanha contra a receita da avó, mas as infusões à base de camomila e afins perdem feio para o mate se o assunto é colesterol. Que o digam cientistas da Universidade Federal de Santa Catarina, que avaliaram as propriedades dessa erva típica do sul do país. “Notamos uma queda de 8,5% nos níveis de LDL em voluntários com taxas normais e uma redução extra de 13,5% em pessoas que tomavam remédios para abaixar o colesterol”. conta o farmacêutico Edson Luiz da Silva, que liderou a pesquisa. A proeza vem das saponinas, moléculas presentes no mate. “Elas diminuem a absorção do colesterol no intestino, favorecendo sua excreção pelas fezes”, explica.

 14 Cebola branca por cebola roxa
Essa troca pode ser estendida à alface e ao repolho: prefira sempre o roxo. As hortaliças com essa cor abrigam um pigmento que aplaca o colesterol, a antocianina. “Experimentos feitos em animais no nosso laboratório mostraram que ela reduz consideravelmente a concentração da gordura no sangue”, conta a professora Tânia Toledo de Oliveira, da Universidade Federal de Viçosa. “A substância inibe uma enzima que participa da síntese de colesterol no fígado, além de aumentar sua eliminação do organismo.” Morangos e cerejas, saiba, também são reservas de antocianinas.

15 Molho branco pelo de tomate
O macarrão é o mais inocente por aqui. Quem incentiva ou não a escalada do colesterol é o molho — sempre. O branco é bem gordo. Em 2 colheres de sopa encontramos 4,5 gramas de gordura. Como o preparo exige creme de leite e queijo, o prato fica cheio de ácidos graxos saturados. Uma bela macarronada ao sugo não guarda esse perigo. Nas mesmas 2 colheres de sopa, há somente 0,1 grama de gordura. “Apenas procure usar o molho de tomate feito em casa e evitar a manteiga no momento de refogá-lo”, orienta a nutricionista Ana Maria Lottenberg. E, se possível, opte pela massa
Segue...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores

a vida (1) açaí (1) agressão (1) aids (3) alaimentação (1) amazônia (1) amigos e amigas do face (1) amizades (1) amor de índio (1) aniversários (1) artesanato paraense (1) atitude (2) atitudes (1) Ayrton Senna (1) bem sucedido (1) blocos (2) bragança (13) brasil (2) brasil sorridente (1) campanhas (2) carimbó (1) carnaval (3) Carnaval 2012 (2) carreira profissional (1) caso Eloá (1) cidadania (2) círio de nazaré (1) comunidade (1) concurso (1) condenação (1) cor (1) dar o melhor de si (1) defesa da mulher (1) Deus e as famílias (5) diabetes (3) dicas de saúde (10) direitos da mulher (2) doenças no Brasil (2) dst (1) é preciso amar as pessoas (1) ecologia (1) educação (3) empresas verdes (2) energias sustentáveis (1) exclusão social (1) exercícios (1) familia (2) família (4) fantasias (1) felicidade (2) fome (1) gerações futuras (2) globalização (1) Hemopa (1) hidroginástica (1) hipertensão (3) HIV (2) homenagem. senado federal (2) humanitário (1) impactos ambientais (1) jovens (1) justiça (1) legião urbana (1) Lei Maria da Penha (2) liderança (2) Lindemberg (1) martenidade (1) marujada (1) meio ambiente (1) motivação (1) mundo melhor (1) mutirão (1) nossos filhos (1) odontologia (1) ortopedia infantil (1) pai d'égua (1) pais e filhos (1) Pará (12) parabéns (3) participar das decisões (1) paz (2) pensamento (2) Peróla FM (1) pessoas felizes (2) planeta terra (2) poesia e paz (1) prevenção (3) prevenção de doenças (5) problemas sociais (1) Projeto AME (1) projetos (1) promover a paz (1) rainha das rainhas (1) retumbão (1) ritmos e tradições. (1) Rotaract (1) rotary (4) rotary em ação (4) rotary internacional (1) sal da terra (1) salve vidas (1) saúde bucal (1) saúde do bebê (1) segurança do lar (1) social (3) sociedade organizada (1) solidariedade (2) sos vida (10) sua marca (2) sustentabilidade ambiental (2) tabagismo (1) tendências (2) tv (1) valores (2) valorização da mulher (1) violência doméstica (3) Virgem de Nazaré (1) visão (1) viver bem (1) xote (1)